O trabalhador é o pilar para o bom funcionamento das atividades de qualquer empresa ou instituição. Ele é o grande responsável para o funcionamento adequado e eficiente de todos os postos e setores do local onde realiza suas funções.
Por esse motivo, uma das preocupações mais básicas de qualquer empregador deve ser sua saúde e bem-estar, um profissional saudável e satisfeito traz muitos benefícios, pois esses fatores impactam diretamente no seu desempenho, na sua motivação e consequentemente no lucro que proporcionará à empresa onde trabalha.
Cuidar e preservar a saúde do trabalhador, além de um direito básico, que está assegurado por lei, é uma estratégia que deve ser adotada por todas as corporações. Oferecer planos de saúde de qualidade e que atendam as necessidades deles e da empresa, pode ser uma medida importante para evitar dores de cabeça e prejuízos desnecessários.
O que sua empresa tem feito e como tem cuidado da saúde de seus colaboradores?
Os tipos de exame
De acordo a PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que é um procedimento legal instituído pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) e que tem o objetivo de proteger a saúde e a integridade ocupacional dos trabalhadores, são cinco tipos de exames principais que devem ser realizados e adotados pelas empresas, veja a seguir quais são:
1. Admissional
Esse tipo de exame é realizado quando o trabalhador é contratado pela empresa. É por meio dele que informações sobre histórico de saúde, suas características, limitações e potencialidades e são obtidas. é neste momento que os novos contratados são orientados quanto ao cargo que vão exercer.
2. Periódico
Exames periódicos servem para acompanhar a saúde do trabalhador, e rastrear possíveis doenças ocupacionais. Sua frequência pode variar dependendo da idade, histórico e dos tipos de risco ou atividade que o trabalhador realiza na empresa.
3. Mudança de Função
Quando o trabalhador é promovido ou deslocado para outro setor, é possível que se exponha a outros riscos, então, a legislação prevê que ele seja examinado antes de começar sua nova função.
4. Retorno ao trabalho
Os exames de retorno ao trabalho são realizados em funcionários que tiveram afastamento por mais de 30 dias consecutivos, o objetivo é ter certeza que o funcionário está realmente bem e em condições de reassumir seu posto.
5. Demissional
Quando o trabalhador é desligado da empresa, não importando o motivo, ele deve ser examinado. Este tipo de avaliação serve para perceber como está a saúde do trabalhador, e se houve algum tipo de alteração ou surgimento de danos causados pelo trabalho.
Quais os benefícios?
É de extrema importância que as empresas entendam que os exames clínicos são indispensáveis para o acompanhamento da saúde de seus funcionários e que garantirá a segurança da empresa e seu bom funcionamento.
Existe uma relação estreita entre qualidade de vida de um colaborador e o crescimento nos negócios, pois quando boas condições de trabalho e saúde são oferecidas, por meio do cumprimento das normas legais, é reduzido consideravelmente as ocorrências de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, faltas e ações trabalhistas contra empresas que não estão em conformidade com a lei.