Muitas das vezes, nos expomos em nossos trabalhos, mais do que deveríamos. Com a situação atual do Brasil e a alta taxa de desemprego, baixam também as condições de qualidade de muitos serviços. Você, por exemplo, em qual momento se sente exposto, em seu trabalho? Muitas das vezes, o perigo direcionado a cada especifica profissão, está ao nosso lado em nem percebemos!
Em alguns casos, estamos com algumas das doenças contraída em nossos serviços. Acidentes, surdez, olfato, perca de movimentação ou membro… Você, por exemplo, já ouviu falar de dermatose ocupacional?
Pois bem, é exatamente sobre o que se trata este artigo… Venha com a gente e aprenda tudo sobre!
O que é dermatose ocupacional
Bem explicado, quando se diz que dermatose ocupacional, é uma doença de pele. Sabe aquele momento em que você tem contato com algo contaminado em seu trabalho. Podemos identificar como dermatite de contato.
A dermatose ocupacional tem alguns tipos e aparências, o que complica mais, na hora de se descobrir o que é. O valor do tratamento se apresenta como barato, em certos casos. Mas não se engane, pode custar bem caro todos os remédios necessários para se curar uma dermatose.
Outro ponto a se levantar… A dermatose impedirá você de ir ao trabalho, até que se recupere. Não tente fugir dessa necessidade. Pode piorar a sua situação e de seus colegas de trabalho.
Causas
A epiderme, camada superior da pele, é formada por novas células que se reproduzem em alta velocidade. Essa camada, se renova aproximadamente a cada dois meses, Formando uma camada protetora na pele. Porém, essa proteção se desgasta com o tempo e contato.
A dermatose ocupacional acontece quando a taxa de danos ou desgaste é maior e mais forte que essa duração de renovação ( de dois meses).
Essa inflamação na pele pode se dar de diferentes aspectos, danos e causas.Dermatose ocupacional tem cura. É importante também a procura de um médico dermatologista.
Tipos e sintomas
Existem dois tipos de dermatose. A primeira costumamos chamar de “dermatose de irritação”, a segunda chamamos de dermatose alérgica”. Que tal aprendermos mais sobre as duas? Vamos lá!
Dermatose de irritação
Costuma totalizar 80% dos casos de dermatose no país. Geralmente a de irritação, ocorre após contato da pele a substâncias que geralmente se encontram no espaço de trabalho. De fato, quase nunca se sabe.
Os produtos que podem causar essa doença na pele, costumam ser detergentes, solventes, sabão em pó, dentre outros produtos químicos usados diariamentes por muitas pessoas. Após o contato com diversos produtos químicos, perde-se a proteção dessa camada exposta da pele, podendo ocorrer a infiltração de substâncias que produzem a doença.
- Dermatose alérgica
Esse tipo de dermatose vem a partir do que chamamos de “alergia” mesmo. Muitos não nascem com algum tipo de alergia. Mas isso não quer dizer que você não pode ficar alérgico a alguma substância no decorrer da vida.
Quer saber qual é o maior problema? Você pode tocar em alguma substância que tenha desenvolvido alergia e a doença só se proliferar depois de dias, meses, quiçá anos.
Como evitar dermatose ocupacional?
Não aceite fazer qualquer coisa em seu trabalho. Equipamentos de proteção individual, são garantidos por lei e são totalmente intransferíveis. São seus! Use luvas, máscaras, roupas adequadas para o serviço. Evite ter contato com produtos químicos de alta corrosão. Proteja-se, ou melhor, cobre proteção!
Por fim, ficou evidente a necessidade de se prevenir contra uma doença tão incômoda como a dermatose. Os dois tipos, dermatose alérgica ou de irritação, são bem danosas a pele. A de irritação é mais comum, porém os dois tipos apresentam diferentes níveis de dano. Para prevenção, exija equipamentos de proteção individual em seu serviço, isso é o básico.
Saiba mais sobre Dermatologia Clínica em São Paulo