EXAME ADMISSIONAL

Exame Ocupacional

O exame admissional deve ser realizado antes do início dos trabalhos na empresa. O candidato deve responder a um questionário com perguntas sobre sua saúde e hábitos pessoais, que será apresentado ao médico do trabalho no momento da consulta.

O que contém:

O exame admissional é realizado a partir de uma avaliação médica ocupacional, que consiste em:

  • Anamnese ocupacional: histórico de todas as empresas onde o candidato laborou, detalhando o tipo de atividade exercida, a empresa onde trabalhou, o período entre a admissão e demissão, a exposição a riscos ocupacionais, e a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
  • Anamnese clínica: pesquisa de doenças passadas e/ou presentes, cirurgias, acidentes, internações, alergias e uso de medicação.
  • Exame físico: avaliação do estado geral, hidratação corporal, palidez, lucidez, orientação, coerência, freqüência e funcionalidade cardíaca e respiratória, tensão arterial, desvios vertebrais, higidez de membros superiores e inferiores, visão, audição, entre outros.
  • Análise de exames complementares: de acordo com a função e situação, o trabalhador pode ser submetido à realização de exames como de audiometria, acuidade visual, radiografia, ECG e EEG, laboratoriais, espirometria, que posteriormente serão avaliados.
  • Emissão de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Nesta etapa, é atestado se o profissional está apto ou não a exercer a função na qual está sendo admitido. 
    SOLICITE ORÇAMENTOSAIBA MAIS

    O que é exame Admissional?

    Exame ocupacional admissional é a avaliação médica realizada antes do candidato ao trabalho ser contratado por uma empresa. Nesse exame, o trabalhador é submetido a um questionário relacionado à sua saúde e a hábitos, ao exame médico e a exames complementares quando previstos no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). As etapas do exame médico admissional são:

    – Anamnese ocupacional;
    – Anamnese física;
    – Exame físico;
    – Análise de outros exames complementares;
    – Emissão do Atestado de Saúde Ocupacional.

    Todo atendimento deve ser feito por profissionais familiarizados com a empresa na qual o candidato irá trabalhar, portanto, não há com o que se preocupar. Normalmente a própria empresa indica uma clínica conveniada para a realização desses exames.

    Como funciona o exame admissional?

    Como citado anteriormente, alguns passos precisam ser seguidos para concluir o exame admissional: esses passos são seguidos em todos os exames. Cada um deles é importante e é preciso verificar se todos os passos são cumpridos devidamente.

    O exame admissional é simples, mas é necessário separar algum tempo para realizá-los. Portanto, o trabalhador deve ir no dia indicado realizar os exames. Ao final, o médico terá o diagnóstico do paciente e poderá afirmar se ele está apto para o trabalho designado.

    O que diz a lei sobre o exame admissional?

    O exame admissional é previsto pelo Artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse exame deve ser feito para afirmar que o candidato possui condições plenas para exercer sua função.

    Como o exame admissional é assegurado por lei, o candidato deve realizá-lo antes de iniciar suas tarefas. Caso comece a trabalhar antes, existem multas que punem essas atitudes, dessa maneira, é necessário seguir a lei e esperar o quanto for necessário.

    O que é analisado durante o exame admissional?

    Durante o exame ocupacional é analisada a saúde do profissional que será contratado, informações sobre trabalhos anteriores, acidentes, doenças, uso de medicamentos. Outras informações pertinentes para a admissão do candidato também entram nesta análise. É importante levar todos os documentos necessários para que o exame seja feito. Estão disponíveis a seguir duas formas de análise feitas no exame ocupacional:

    Anamnese ocupacional
    É analisado o histórico dos locais onde a pessoa já trabalhou. Nesta avaliação constam todas as informações pertinentes desses locais como as atividades exercidas, os nomes das empresas, o tempo em que permaneceu nesses trabalhos e possíveis doenças e acidentes ocupacionais.

    Anamnese clínica
    É o levantamento de todas as doenças que o candidato já teve, contando cirurgias, internações e também medicações. Essas doenças podem já ter sido curadas, mas ainda assim deverão ser citadas.

    O que falar no exame admissional?

    É importante informar ao médico examinador, responsável pelo exame médico, todas as intercorrências de saúde que o candidato teve desde o início de sua vida até aquele momento.
    Intercorrências como cirurgias, hospitalizações, acidentes, uso contínuo de medicamentos, terapias, alergias, acidentes de trabalho, doenças relacionadas ao trabalho, hábitos de tabagismo e uso de álcool e suas frequências.
    Em algumas situações, como para os candidatos portadores de necessidade especial, pode ser necessário levar documentos que atestem ou descrevam a alteração física ou psicológica do candidato.

    Quem paga o exame admissional?

    A empresa que irá contratar o candidato é a responsável pelo pagamento do exame admissional. Atestados de exames médicos admissionais anteriores, feitos para outras empresas não podem ser usados.

    O trabalhador não deve pagar pelos exames, se isso ocorrer, a empresa em questão não é séria e o candidato deve procurar seus direitos. O melhor a se fazer, além de pesquisar pelas clínicas mais indicadas, é pesquisar a empresa contratante.

    Para não passar por problemas como esse, procure ou indique a Segura Medicina Ocupacional que tem sede em Porto Alegre, e atende em todo o Brasil com sua rede credenciada. A Segura é uma clínica médica de confiança, com mais de 20 anos de atividades, que oferece todo o suporte necessário para que os exames sejam realizados com sucesso.

    Quais são os exames realizados na avaliação admissional?

    A anamnese clínica, a anamnese ocupacional, e o exame físico sempre serão realizados.
    Outros exames complementares podem ser realizados conforme o tipo de serviço que o candidato irá realizar na empresa, e os riscos ocupacionais a que será submetido. Estes exames complementares já estão previamente estabelecidos, por cargo, no PCMSO.

    Exame físico e mental
    Nesse exame será avaliado o estado geral do indivíduo, lucidez, orientação, coerência, mobilidade, problemas dermatológicos, tensão arterial, funcionalidade pulmonar, cardíaca, entre outras avaliações, que variam conforme o cargo pretendido.

    Exames Complementares
    Caso seja necessário, o candidato pode ser submetido a outros exames como radiografia, audiometria, espirometria, acuidade visual, exames de sangue e urina, eletrocardiograma, eletroencefalograma. Em Porto Alegre, na sede da Segura, todos estes exames são realizados dentro da clínica, inclusive o RX, sem necessidade do candidato procurar outros lugares.

    Exames com especialistas
    Pode estar previsto no PCMSO a realização de exames com especialistas. Os mais comuns são o exame com Psicólogo e Oftalmologistas. Mas avaliações com outros especialistas podem estar indicadas no PCMSO.

    Após a realização de todos os exames, o médico examinador analisa todos os resultados e decide pela aptidão ou não do candidato ao trabalho.

    Quais exames podem ser pedidos pela empresa? E quais não podem?

    Os exames que podem ser pedidos pelas empresas são citados no tópico anterior. Já os que não podem ser pedidos pela empresa em hipótese alguma são:

    – Teste de gravidez;
    – Exame de HIV;
    – Esterilização

    Caso a empresa peça algum desses, é indicado não trabalhar neste local, pois os exames exigidos não são permitidos segundo a Lei nº 9029/25 da Constituição Federal.

    Qual a importância do exame médico admissional?

    O documento que o médico emitirá depois de toda a avaliação médica admissional é o que fará com que o trabalhador possa ser contratado. O exame admissional é também uma ferramenta auxiliar na identificação de pessoas portadores de necessidade individual, visando sua adaptação ao trabalho. É essencial para a seleção de pessoas com menor risco de sofrerem acidentes de trabalho.

    É imprescindível realizar o exame admissional para garantir a segurança do trabalhador e de seus colegas. Esse é um ponto positivo pelo qual vale a pena reforçar a importância deste exame.

    Como escolher uma clínica para o exame admissional?

    Os cuidados para escolher uma clínica para realizar o exame devem ser os mesmo de qualquer outra consulta médica. É preciso confirmar os exames que a clínica oferece, pois nenhum deles pode faltar. Os profissionais também devem ser de qualidade, portanto, o ideal é sempre pesquisar antes de escolher uma clínica.

    Além disso, é necessário obter mais informações sobre a clínica, se possível na internet, para saber se já surgiram alguns problemas relacionados aos profissionais. Confirmar se a estrutura da clínica é boa também deve ser um dos itens essenciais. A Segura Medicina Porto Alegre tem profissionais de qualidade, além de todas as exigências necessárias para uma clínica de qualidade.

    O exame admissional pode reprovar um candidato?

    Sim, pois o médico emitirá um atestado para comprovar que o trabalhador está apto para realizar as tarefas. Esse atestado é o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Abaixo, algumas informações sobre ele estão disponíveis:

    Emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)
    Este é o último passo do exame admissional. É nele que há a confirmação de que o trabalhador pode realizar as funções do trabalho para o qual foi admitido. Caso o candidato não esteja apto para tal, o resultado também será esclarecido nesta etapa. Se o trabalhador não atender às exigências, ele não será aprovado.

    Qual é o prazo para admissão depois do exame admissional?

    Infelizmente, não existe um prazo pré definido. É preciso ter paciência e aguardar pelo resultado. De acordo com todas as informações aqui citadas, foi possível confirmar como os exames feitos antes da contratação são importantes, dessa forma, vale a pena esperar pelo prazo para começar o trabalho.

    Se eu fizer o exame médico admissional, já posso iniciar o trabalho?

    O exame médico admissional é uma das etapas do processo de seleção das empresas.
    Nesta etapa o candidato tem que receber o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) com resultado APTO. Quem define o momento de iniciar as atividades é o empregador.